Volvo Penta testa solução elétrica para as águas geladas do Ártico

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A solução híbrida avançada da Volvo Penta para a nova embarcação turística de Hurtigruten Svalbard, o Kvitbjorn (Urso Polar), foi recentemente colocada em andamento durante seu primeiro teste no mar. Os testes foram realizados por engenheiros e a equipe de projetos da Volvo Penta, que conduziram as tentativas oficiais no mar para garantir que a solução estivesse pronta para os clientes das águas geladas de Svalbard – território ártico norueguês.

Kvitbjorn da Hurtigruten Svalbard com a solução elétrica da Volvo Penta.

A embarcação – que foi anunciada pela primeira vez em novembro de 2021 pela Volvo Penta e pela Hurtigruten Svalbard – tem o potencial de transformar a indústria do turismo sustentável, permitindo que os visitantes experimentem as maravilhas de Svalbard sem perturbar a natureza e o habitat da área, graças à sua operação quase silenciosa. Ela será formalmente revelada em maio em uma cerimônia especial de lançamento em Svalbard, antes de ir para um teste piloto de três anos com Hurtigruten Svalbard. No entanto, antes da entrega da embarcação, a equipe da Volvo Penta realizou extensos testes e verificações na instalação de testes marítimos da Volvo Penta em Krossholmen, Gotemburgo – a fim de simular as condições geladas para as que a embarcação está destinada.

Entregando o produto perfeito

Esta embarcação representa um grande passo na jornada da Volvo Penta para a eletromobilidade no mar. É uma das primeiras vezes que a empresa faz uma abordagem completa ao desenvolver uma solução híbrido-elétrica e a primeira vez que a empresa projetou um sistema de baterias capaz de operar nas temperaturas do Ártico.

“Esse projeto foi o primeiro de muitos”, diz o líder do projeto, Mario Celegin. “O sistema de baterias é particularmente interessante. Normalmente, esses sistemas têm que ser resfriados entre 20-30°C para operar com segurança e eficiência. Mas este navio estará trabalhando em temperaturas extremas – a temperatura média da água de verão em Svalbard é de -2 a 0°C. Para manter as temperaturas da bateria a 15°C constantes, tivemos que desenvolver um sistema integrado de aquecimento e resfriamento que não circula água do mar para evitar o gelo.”

Toda essa nova tecnologia significa que os testes são mais importantes do que nunca para garantir que o cliente tenha uma experiência perfeita. Para este projeto, os testes da Volvo Penta foram divididos em duas etapas distintas.

Em primeiro lugar, houve um programa de teste acelerado com um protótipo de embarcação. Isso ajudou os especialistas a identificar fatores-chave, como bugs de software, que precisavam ser resolvidos. Os aprendizados com isso, então, foram para o desenvolvimento da embarcação final.

A segunda etapa foi testar a embarcação final antes de entregá-la ao cliente, Hurtigruten Svalbard, para testes marítimos. Esse período de teste foi bem menor – para limitar o desgaste e garantir um produto impecável, mas ainda era importante. A equipe de engenheiros da Volvo Penta, desenvolvedores de software e pilotos profissionais de testes realizaram testes em resistência, desempenho e estabilidade, conformidade eletromagnética, resfriamento da bateria, desempenho de aquecimento e diagnóstico.

“Este foi um período de teste interessante para nós”, lembra Mario Celegin. “Alguns deles são procedimentos normais, mas como estávamos testando uma tecnologia tão nova, a maioria das nossas análises também eram novas.

Resultados que falam por si mesmos

Até agora, a embarcação marca todos os pontos que Volvo Penta e Hurtigruten Svalbard queriam alcançar. A novíssima embarcação híbrida é praticamente silenciosa no modo totalmente elétrico, tem uma incrível gama de 500 nm, e é facilmente manobrável. A equipe da Volvo Penta ficou especialmente satisfeita com a estabilidade funcional do sistema e a facilidade perfeita que isso dá ao operador ao alternar entre os modos de condução.

“Estou extremamente orgulhoso do que conseguimos com este novo navio híbrido”, diz Mario Celegin. “Essa abordagem de ‘aprender fazendo’ é uma nova maneira de trabalhar para nós, mas tem sido tão inspiradora. Trabalhar em uma pequena equipe produtiva nos últimos dois anos significa que conseguimos progredir rapidamente e eficientemente tomar decisões.

Acima de tudo, foi uma experiência divertida de aprendizado. Estou animado para ver os resultados dos nossos testes marítimos de clientes.” Atualmente, a embarcação está com a construtora Marell Boats para os detalhes finais da construção. A próxima etapa do projeto da Volvo Penta com o mais antigo operador turístico de Svalbard, Hurtigruten Svalbard, verá o navio, um híbrido de última geração Marell M15, iniciar testes oficiais no mar em maio de 2022, que estão previstos para serem executados para os próximos anos.

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