A Volvo Penta está sempre inovando as tecnologias do futuro enquanto trabalham paralelamente para superar as melhores práticas já existentes – os combustíveis renováveis são um dos focos. Vamos ver o que aprendemos usando óleo vegetal hidrotratado 100 (HVO 100) para alimentar nossa frota de barcos de teste em nossa instalação de testes marinhos situada em Gotemburgo, Krossholmen.
Este artigo faz parte de uma série sobre o uso de HVO no mar. O HVO é popularmente conhecido como diesel verde, diesel sintético ou diesel do futuro.
Na Volvo Penta, nos esforçamos para liderar soluções sustentáveis no mar e reconhecemos que existem muitas maneiras de apoiar as jornadas de sustentabilidade de nossos clientes. Paralelamente ao desenvolvimento de futuras soluções híbridas, totalmente elétricas e alternativas de combustível, também estamos focados em mudanças que podem ser implementadas hoje, como o uso de combustíveis renováveis em embarcações movidas a motores convencionais a combustão. Em 2016, aprovamos o uso de combustível de óleo vegetal hidrotratado (HVO) – puro ou misturado com diesel convencional – em todos os nossos motores Volvo Penta globalmente. Este foi um grande movimento para a empresa, pois o uso de combustível HVO 100 pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 90%.
Queremos que nossos clientes tenham a confiança para testar essa troca e ver como é possível reduzir as emissões de CO2 com a tecnologia Volvo Penta que eles já têm hoje. Assim como temos feito usando HVO 100 em toda a nossa demonstração Volvo Penta e barcos de teste em nosso centro de teste e demonstração marítima Krossholmen.
Em um ano típico, nosso centro de testes Krossholmen acumula mais de 5.000 horas de teste e os barcos de teste e demonstração geralmente cobrem cerca de 40.000 milhas náuticas no mar. No passado, os barcos de demonstração de Krossholmen consumiam mais de 116.000 litros de diesel anualmente. No entanto, desde 2020 nossa frota começou a mudar para HVO e a partir de 2021 todos os nossos barcos são operados com o HVO 100.
“Aprendemos que a mudança ocorre fácil, é de fato, simplesmente abastecer com o HVO 100 em vez de diesel”, diz Torbjörn Tössberg, chefe do centro de testes Krossholmen. “Não vimos nenhuma redução no desempenho ou no alcance. O único desafio que o HVO 100 coloca é a disponibilidade – não é facilmente acessível em todas as regiões – e o custo pode ser maior do que o diesel. Os benefícios, no entanto, significam que você pode reduzir as emissões de CO2 em até 90%.
“O HVO é um combustível parafínico e renovável, também conhecido como ‘diesel sintético’, que pode ser produzido a partir de uma variedade de fontes vegetais e animais. O HVO 100 vai além disso, e é especialmente originário de plantações 100% sustentáveis que não competem com as comestíveis. Além de reduzir significativamente as emissões de CO2, este combustível também resulta em uma redução substancial da fuligem e é livre de enxofre, quando comparado com a maioria dos combustíveis diesel convencionais. Como analisamos, você pode esperar o mesmo desempenho e alcance quando você usa o combustível HVO 100 no seu atual motor diesel Volvo Penta.
Mudar é fácil
A transição é fácil para nossos clientes que querem usar o HVO 100 em seus motores Volvo Penta. Nenhum dos nossos motores Volvo Penta precisa de qualquer tipo de modificação, aprovação ou certificação específica para uso de HVO 100. Não são aplicáveis alterações nos intervalos de serviço e as condições normais de garantia são válidas.
Para trabalhar com motores Volvo Penta, o combustível HVO deve seguir o padrão preliminar CEN, EN15940 combustíveis parafínicos, para uso em motores diesel. Além disso, para evitar o crescimento biológico, o tanque de combustível requer tratamento superficial, ou um tanque plástico é recomendado ao usar HVO-diesel.
O combustível HVO de origem sustentável
O HVO 100 não pode ser produzido em quantidades ilimitadas e apenas uma quantidade limitada pode ser produzida de forma sustentável. Este é um desafio em todo o setor e temos sido seletivos quando se trata de encontrar fornecedores. Encorajamos os proprietários de produtos Volvo Penta a buscar informações sobre a disponibilidade de HVO em sua região.
Imagine: seu barco atual com o seu motor Volvo Penta, entregando o desempenho e o alcance que você precisa, mas de forma mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono em até 90%.
Sobre a Krossholmen
Nosso centro de testes e demonstrações marítimas em Krossholmen é uma das maiores e mais avançadas instalações de testes de barcos do mundo. Cerca de 30 barcos de teste e demonstração estão de plantão a qualquer momento, variando de 7 a 23m, e os testes em Krossholmen são realizados praticamente em todas as estações do ano, incluindo os rigorosos e exigentes meses de inverno suecos.
Todas as soluções Volvo Penta são amplamente testadas por especialistas em condições reais na Krossholmen – garantindo que nossos produtos sejam seguros e fáceis de usar – antes de serem lançados no mercado.
Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.