Volvo Penta desenvolve motores marítimos de combustível duplo

, , Leave a comment

Hydrobingo: balsa movida a combustível duplo, a hidrogênio e diesel

Em um esforço para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a Volvo Penta e a CMB.TECH se unem para desenvolver motores marítimos de combustível duplo, a hidrogênio e diesel. Essa tecnologia agora está impulsionando a balsa Hydrobingo, em operação na costa do Japão.

A Volvo Penta tem um longo histórico de desenvolvimento de novas tecnologias que tornam a navegação mais sustentável. Isso inclui investimentos significativos no uso de combustíveis alternativos que podem reduzir as emissões e aumentar a eficiência. O objetivo é alcançar uma indústria naval que tenha um verdadeiro impacto “líquido-zero” no planeta.

Em 2022, a Volvo Penta e a CMB.TECH anunciaram uma parceria para desenvolver motores marítimos de combustível duplo que poderiam funcionar tanto com hidrogênio quanto com diesel. Como fonte de combustível, a tecnologia de combustível duplo a hidrogênio oferece a promessa de ser uma solução intermediária importante na redução das emissões de carbono antes que alternativas adequadas de emissões líquidas-zero se tornem viáveis. Sua capacidade de misturar hidrogênio com diesel fornece uma opção de abastecimento mais limpa, robusta e confiável. Com a tecnologia de motores de combustível duplo, se não houver hidrogênio disponível, os usuários ainda podem abastecer suas embarcações apenas com diesel.

O resultado da colaboração entre a Volvo Penta e a CMB.TECH agora está se propagando pela indústria. Os motores Volvo Penta D13 estão impulsionando a Hydrobingo, uma balsa comercial de combustível duplo a hidrogênio e diesel, construída no Japão pela Tsuneishi Facilities and Craft. A embarcação com capacidade para 80 passageiros está operando na costa do Japão há mais de um ano. Ela pode alcançar uma alta velocidade de 23 nós quando funcionando com combustível duplo e tem uma autonomia de 120 km. Seu nome origina-se de “hydro”, abreviação de hidrogênio, e “bingo”, província de Bingo, no Japão, próxima de onde opera.

A operação diária contínua da Hydrobingo comprova o sucesso da parceria entre as duas empresas, bem como a implementação de motores de combustível duplo em uma aplicação comercial. Em uma velocidade de cruzeiro típica de 12-22 nós, a embarcação está mostrando reduções de até 54% nas emissões de CO2, incluindo uma redução de 28% de NOx (óxidos de nitrogênio) em comparação com balsas abastecidas apenas com diesel.

“O sucesso da Hydrobingo reflete um passo importante em direção à criação de motores marítimos que podem operar totalmente com hidrogênio, o que teria um impacto significativo na redução das emissões de gases do efeito estufa, permitindo que as empresas atinjam metas líquidas-zero”, disse Jan-Willem Vissers, diretor global de operações marítimas comerciais da Volvo Penta. “A Hydrobingo está fornecendo dados do mundo real de uma operação comercial bem-sucedida. Estamos aprendendo lições importantes sobre operação, armazenamento, acessibilidade e outros aspectos que aprimorarão esforços futuros nesse espaço”.

Tecnologia de combustível duplo

O hidrogênio como fonte de energia ainda não foi amplamente testado no mar. A Volvo Penta e a CMB.TECH trabalharam por anos para desenvolver um kit de conversão que permitiria que os motores da Volvo Penta utilizassem uma mistura de hidrogênio e diesel, a tecnologia de combustível duplo. Ele funciona perfeitamente com certos tipos de motores Volvo Penta D13 e oferece a mesma potência e confiabilidade dos motores de combustão tradicionais.

A Hydrobingo utiliza dois motores Volvo Penta D13 que possuem essa nova tecnologia. A embarcação é equipada com um trailer de hidrogênio na popa que pode fornecer hidrogênio ao motor através de um gasoduto de parede dupla. O hidrogênio é armazenado em um tanque que pode ser carregado e descarregado usando uma rampa, possibilitando o transporte fácil para as estações de abastecimento.

A embarcação também possui várias aplicações relacionadas ao hidrogênio que refletem o projeto do navio de combustível duplo com base nos requisitos do Código IGF e de acordo com as “Diretrizes de Segurança para Navios a Hidrogênio e Células de Combustível”, feitas com base em especialidades de combustível de hidrogênio.

De acordo com Roy Campe, diretor de tecnologia da CMB.TECH, “desde que o Hydrobingo entrou em operação, a experiência a bordo tem sido muito tranquila. O fato de a configuração ser de combustível duplo significa que a energia pode ser alternada facilmente entre diesel e hidrogênio de acordo com os requisitos e disponibilidade. Este projeto-piloto é um passo importante em nosso objetivo de longo prazo de oferecer embarcações 100% movidas a hidrogênio”.

Ele acrescentou, “o hidrogênio é uma solução de energia altamente eficaz que pode oferecer reduções significativas de emissões agora. Estamos pavimentando o caminho para soluções sustentáveis no mar, e estamos aprendendo fazendo. Queremos demonstrar a todo o ecossistema marinho que, entre as várias soluções de energia alternativa disponíveis, o hidrogênio deve ser seriamente considerado”.

A tecnologia de combustível duplo da Volvo Penta e da CMB.TECH, embora bem-sucedida, é apenas o começo da jornada em direção à navegação livre de emissões e ao alcance de metas líquidas-zero. Um pacote de hidrogênio de combustível duplo estará disponível também no motor D8 de classe mundial da Volvo Penta.

“No longo prazo, esperamos que as embarcações funcionem com células de combustível 100% a hidrogênio. Até lá, soluções de combustível duplo estão se mostrando melhores para o meio ambiente, ao mesmo tempo que são simples de instalar e usar”, disse Vissers. “A energia de hidrogênio de combustível duplo é uma solução viável que construtores de embarcações e proprietários podem adotar agora para reduzir as emissões e progredir em direção a suas metas de sustentabilidade”.

A CMB.TECH é proprietária, operadora e projetista de grandes embarcações marítimas e industriais movidas a hidrogênio e amônia – ambos combustíveis fornecidos e fabricados para seus clientes. E trabalha em conjunto com a Volvo Penta em projetos-piloto dos segmentos marítimo e industrial desde 2017.

Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.