A Volvo Penta e o Groupe Beneteau estão revelando mais informações sobre as necessidades e comportamentos dos proprietários de barcos de lazer, onde o conforto está emergindo como um fator-chave para a navegação sustentável. Isso vem de testes e pesquisas em soluções sustentáveis híbridas-elétricas conduzidas em colaboração com uma seção transversal de partes interessadas em toda a indústria naval.
Ambas as empresas são defensoras entusiasmadas em aproveitar uma variedade de soluções sustentáveis para a descarbonização no mar, incluindo combustíveis renováveis, soluções híbridas e elétricas, células de combustível e design inovador de barcos. Os resultados centrais da pesquisa mostram como o conforto e a experiência serão cruciais para os navegadores ao adotar soluções sustentáveis.
A Volvo Penta e o Groupe Beneteau concluíram a segunda fase de seu estudo sobre os principais impulsionadores que ajudarão a indústria náutica a mudar para soluções mais sustentáveis no futuro. O foco da pesquisa foi a viabilidade de soluções híbridas-elétricas como opção no que se prevê ser um futuro náutico multifacetado.
Em 2023, as empresas receberam 120 navegadores para participar de um teste sob medida que testou um conceito de barco de lazer híbrido-elétrico. Este projeto único forneceu feedback que ajudará a transformar o futuro das experiências na água em ambas as empresas. Os participantes incluíam as partes interessadas de todo o segmento de barcos de lazer, com testes realizados nas instalações da Volvo Penta em Krossholmen, na Suécia, em junho, e no Festival Internacional de Iates de Cannes, na França, em setembro.
Melhor conforto, melhor experiência
O estudo incorporou 240 horas de testes do mundo real e reuniu informações precisas e aprofundadas sobre a prontidão do mercado da experiência híbrida-elétrica única e o que poderia atrair os velejadores a adotar a tecnologia.
“O que aprendemos com esta demonstração é que podemos aproveitar recursos tecnológicos exclusivos, com o conforto em mente, como um facilitador para a escolha de soluções de navegação mais sustentáveis”, disse Johan Inden, presidente da Unidade de Negócios Marítimos da Volvo Penta. “O que mais impressionou as pessoas foi a experiência aprimorada que o conceito híbrido-elétrico proporciona. Recursos como cruzeiro silencioso; noites tranquilas a bordo com baterias no lugar de um gerador; ou Joystick Docking no modo elétrico, que torna a saída ou chegada à doca uma experiência silenciosa e sem stress. É isso que vai motivar o comportamento do consumidor no futuro.”
Um conceito para mapear as necessidades dos navegadores
O planejamento da iniciativa começou em 2022, e os participantes variaram de navegadores iniciantes a especialistas. Clientes, revendedores, construtores de barcos, OEMs e mídia participaram, com partes interessadas vindas de muito além das redes da Volvo Penta e do Groupe Beneteau. O teste abrangeu usuários de cabin cruisers, embarcações de casco múltiplo, iates a motor, Trawlers de recreio e muito mais, com o teste aberto a um banco de dados mais amplo de clientes finais por meio de mídias sociais, eventos on-line e convites por e-mail – bem como participantes em Cannes.
As idades variavam de menos de 25 a mais de 65 anos, com uma divisão de homens e mulheres de toda a Europa e até o Brasil e a Austrália. O estudo foi projetado e executado em conjunto com a empresa sueca Detector, uma organização independente de pesquisa e consultoria de mercado.
Atraídos pelo interesse em híbrido-elétrico
Quando questionados sobre qual era sua principal motivação para participar dos testes, o grupo citou três aspectos principais: experiências de navegação mais silenciosas, o potencial para reduzir as pegadas de carbono e explorar novas tecnologias.
Durante o teste, cada pessoa foi submetida a um teste marítimo de 1,5 hora a bordo do navio-conceito, seguido de uma entrevista de 30 minutos. Foram 240 horas de observações e insights.
Conforto e experiência são os facilitadores
Volvo Penta e Grupo Beneteau analisaram os dados e descobriram que os usuários responderam mais favoravelmente à experiência geral elevada, além de indicar que emissões mais baixas ao navegar no modo elétrico também foi um motivador. O som do silêncio, maior precisão e controle e uma experiência a bordo perfeita foram destacados como os aspectos mais bem avaliados da nova tecnologia. Mais de 38% disseram que o conforto aprimorado foi o aspecto mais apreciado da experiência híbrida-elétrica.
Outros insights atraentes incluem:
– Nova experiência empolgante: depois de testar o conceito, os entrevistados pontuaram a experiência em uma média de 4,3 em uma escala de 1 a 5. Mais da metade (53%) deu nota máxima 5.
– Mudança de comportamento dos navegadores: 87% disseram que o conceito pode mudar a forma como navegam. 46% imaginariam mais cruzeiros de baixa velocidade. 31% poderiam imaginar ficar mais noites fora da grade (‘noites silenciosas’) e se sentir mais confortável sem incomodar os colegas de vela.
– Um sistema integrado é a diferença: as impressões iniciais classificaram ‘Integração perfeita do sistema’ como um dos recursos de destaque, com o Joystick Docking no modo elétrico pontuando alto ao lado de ‘Níveis de som mais baixos’ e ‘Aceleração e desempenho’.
– Infraestruturas de carregamento em vigor: cerca de metade dos inquiridos indicou ter acesso a infraestruturas de carregamento nas docas de residência, com um quarto a indicar uma variedade de configurações já em vigor.
– Emissões mais baixas: Desfrutar de zero emissões em cruzeiros de baixa velocidade foi um destaque. Ele obteve uma média de 4,5 em uma escala de 1 a 5, e 45% dos participantes lhe deram uma pontuação máxima de 5.
– Vontade de mudar: Mais de três quartos (76%) disseram que são “muito prováveis” ou “prováveis” de olhar para um sistema híbrido-elétrico na próxima vez que comprarem um barco.
Apresentando os resultados completos
Os detalhes completos da análise serão apresentados na próxima fase por meio de um webinar da liderança de ambas as empresas.
“Esses testes nos mostraram como o conforto, a experiência e um sistema integrado são poderosos para moldar para onde vamos no futuro. Com o conceito híbrido-elétrico, os usuários ficaram imediatamente impressionados com a potência, controle e aceleração instantâneos do sistema integrado. Definir casos de uso e como as pessoas desfrutam de seus barcos é inestimável para nos ajudar a entender o que pode motivar as pessoas a fazer a mudança para soluções híbridas e elétricas”, disse Erik Stromberg, vice-presidente de desenvolvimento de iates de energia e motor do Groupe Beneteau.
No próximo webinar, mais detalhes serão fornecidos sobre os insights experienciais que o teste entregou. Por exemplo, ele explicará por que o Joystick Docking no modo elétrico teve uma pontuação tão alta, com os usuários elogiando o controle silencioso, responsivo e simples. Ele também analisará por que os experimentadores ficaram animados com a opção de estadias mais longas a bordo sem depender de um gerador. Os resultados desta pesquisa já estão influenciando o desenvolvimento de projetos em andamento.
“Aprendemos muito com esse projeto e ainda temos mais a aprender. O futuro da navegação sustentável está em soluções sob medida. Precisaremos nos aproximar ainda mais dos velejadores para adequar suas necessidades e o uso pretendido do barco à solução ideal”, explicou Inden. “Como indústria, precisamos trabalhar coletivamente e estamos entusiasmados em compartilhar nosso conhecimento e insights para moldar o futuro da náutica de lazer.”
Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.