A Volvo Penta está adotando uma abordagem multifacetada em seu caminho para a descarbonização no mar, onde a inovação desempenha um papel fundamental. Em colaboração com a Varberg Energi e a Ferroamp, a Volvo Penta está testando a tecnologia Boat-to-Grid (B2G) para explorar a possibilidade de habilitar baterias híbridas e elétricas de embarcações a suportar a rede elétrica. A abordagem gradual visa explorar, aprender e testar como essa inovação pode contribuir para acelerar a eletrificação do lazer marítimo a longo prazo.
Os barcos de lazer costumam ser armazenados em terra por longos períodos do ano. Para barcos elétricos ou barcos equipados com propulsão elétrica híbrida, suas baterias podem ser usadas para armazenamento de energia – e, portanto, contribuem para a rede elétrica com potencial para se tornar um recurso valioso para estabilizar e apoiar a rede no futuro. Essa tecnologia Boat-to-Grid (B2G), já disponível para veículos, agora está sendo testada e explorada em uma aplicação marítima pela Volvo Penta e pelos parceiros Varberg Energi e Ferroamp.
“De um modo geral, um barco de lazer fica na água cerca de quatro meses por ano e é usado apenas 40 a 60 horas por temporada. Isso é menos de 1% do ano. Se pudermos transformar esse barco em um ativo e usar sua bateria para a rede, será uma oportunidade significativa para os proprietários de barcos e para a rede”, diz Niklas Lundin, gerente de projetos de exploração de tecnologia da Volvo Penta.
“Uma das características únicas é que o carregador está conectado a uma rede DC. Também estamos reutilizando alguns dos componentes complexos, como o inversor, necessários para alimentar a rede de energia. Até agora, aprendemos que esta é uma tecnologia viável”, diz Björn Jernström, fundador e diretor de tecnologia e inovações da Ferroamp.
O objetivo final desta colaboração é continuar testando e explorando a tecnologia Boat-to-Grid, identificando os modelos de negócios que seriam necessários para que ela se tornasse uma oferta no futuro.
“Essa colaboração nos ajuda a construir uma compreensão fundamental da tecnologia e de seu ecossistema. Ele também oferece insights sobre os modelos de negócios necessários. Em última análise, nosso objetivo é explorar soluções no caminho para a descarbonização no mar”, conclui Niklas Lundin.
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