Evoluindo a navegação juntos – Qual é a sua visão para o futuro?

, , Leave a comment

(Texto de Johan Inden – Presidente da Unidade de Negócios Marítimos Volvo)

Imagine o seu dia perfeito na água. Como seria? Faça a pergunta a qualquer velejador regular e você ouvirá grandes histórias carregadas de emoção e experiência. Estar na água toca as pessoas. De muitas maneiras, a conexão emocional entre a humanidade e os mares é tão importante, quanto o papel do oceano como fonte de alimentação, transporte e muito mais.

Hoje enfrentamos nosso maior desafio ambiental, em uma época de desenvolvimento tecnológico acelerado, e em um mundo onde queremos cada vez mais aventuras e explorações, então é natural perguntar – como será a navegação no futuro? 

Qual será o futuro da navegação?

Na Volvo Penta, temos um profundo amor pelos mares. No cerne do nosso propósito está a forte crença de que uma conexão enriquecida com a água, incentivará as pessoas a cuidarem mais desse precioso recurso, tanto acima, quanto abaixo da superfície.  

E é isso que nos leva a tornar a navegação mais acessível – para todos, em qualquer lugar. E se alguém pudesse entrar na água para explorar, desfrutar – e, finalmente, protegê-la?  

Para imaginar esse tipo de futuro, devemos libertar nossas mentes do que é possível hoje. Na minha experiência, qualquer processo criativo precisa começar com o sonho. É somente quando ousamos começar com isso, que podemos fazer mágica. Também acredito que você precisa socializar suas ideias no início do processo. As ideias só melhoram quando testadas, debatidas e discutidas. Construir algo grandioso é começar com o sonho e depois dar os passos certos para poder realizá-lo.  

Na Volvo Penta, pretendemos oferecer uma fantástica experiência de navegação no futuro. Acreditamos na condução de um negócio responsável e sustentável. E acreditamos na socialização de ideias. 

Então, aqui estão alguns dos nossos sonhos sobre o futuro da navegação – destinados a desencadear um debate, convidar a desafios e contribuições da comunidade ao nosso redor – tudo no espírito de socializar o sonho e nos aproximar de um grande futuro para a navegação. 

Evoluindo a navegação, juntos

Por que andar de barco no futuro? Queremos despertar a paixão em mais pessoas para considerar isso, como uma forma de passar o tempo livre – seja por algumas horas, uma temporada de verão, ou uma experiência durante todo o ano.  

Faz sentido começar com a pergunta: onde começa a ideia de navegação? Hoje, temos modelos tradicionais de propriedade e formas de participar de uma experiência compartilhada por meio de clubes náuticos. Navegar hoje, é muitas vezes uma atividade planejada – exigindo preparação, bem como habilidades para possibilitar a experiência. Mas e se o modelo de negócios pudesse evoluir ainda mais para a ‘navegação como serviço’?

Imagine uma época em que existe a possibilidade de qualquer pessoa, com acesso à água, solicitar uma experiência de navegação completamente on-line – criar um pacote personalizado, incluindo o próprio barco e serviços de apoio, como um bom jantar, hotel, se necessário, ou talvez equipamento de pesca e roteamento para o local perfeito. Talvez inclua serviço de bufê no ponto de ancoragem escolhido. O que você gostaria? Esse pensamento nos leva a nos perguntar: o que podemos aprender e aplicar com os modelos de negócios baseados em assinatura? Como podemos tornar o passeio de barco tão fácil quanto solicitar uma viagem curta ou reservar férias com o clique de um botão? 

Para habilitar a ‘navegação como serviço’ – criando o potencial para que todos saiam para a água – a experiência do cliente precisa evoluir para abranger os velejadores menos experientes e convidar novos participantes. O comportamento náutico também mudará. Esperamos ver mudanças em como as pessoas navegam e por que navegam. A tecnologia e os novos serviços evoluirão para agregar isso e, embora isso ainda esteja no estágio inicial de pensamento, já podemos brincar com ideias em nossos laboratórios de tecnologia. 

Para oferecer uma experiência náutica a qualquer pessoa, em qualquer lugar, o futuro deve ser mais automatizado – para diminuir as barreiras à entrada. E se pudéssemos oferecer uma experiência automatizada, que também pode ser ajustada para treinar e educar o velejador para aprender enquanto navega? Recursos como direção e atracação automatizadas, mas também deslocamento automatizado – combinadas com educação baseada em Inteligência Artificial (IA). Assim, você pode aumentar seu conhecimento e confiança com um sistema inteligente que o auxilia. 

Imagine então: E se a experiência pudesse evoluir sob demanda enquanto estiver na água? Com novos recursos e serviços disponíveis para download sob demanda ou ajuda e assistência ativadas conforme necessário? Pode ser assistência de direção remota ou orientação em nível de concierge que aproveita a IA para permitir o reencaminhamento com base no clima inclemente ou nas informações de amigos em sua comunidade de navegação on-line conectada. Conforme você viaja, os dados podem ser coletados e analisados ​​ao seu redor, gerando opções recomendadas com base no seu perfil e nas condições atuais de navegação.  

Esse tipo de experiência encorajaria mais pessoas a entrar na água se soubessem que poderiam fazê-lo com segurança? Se soubessem que o conhecimento e a experiência não são a mesma barreira de antigamente? Acreditamos que sim. O que você acha? Quais seriam os principais facilitadores para sua experiência de navegação? 

Assim como a experiência em casa ou no carro está evoluindo para ser mais digital e conectada, também esperamos que isso se concretize na navegação. E imaginamos que uma experiência voltada para a comunidade esteja na frente e no centro. E se você pudesse se conectar e compartilhar serviços com outros velejadores – para se encontrar e socializar, ao mesmo tempo em que compartilha e distribui energia – bem como para criar momentos compartilhados de diversão? E se a Volvo Penta pudesse monitorar e implantar automaticamente o carregamento em toda a comunidade náutica – para permitir que os velejadores se concentrassem apenas em se conectar uns com os outros e aproveitar o tempo na água, com total conveniência e tranquilidade? E se pudéssemos fornecer a todos a quantidade perfeita de carga para chegar ao próximo destino?  

Esse tipo de abordagem poderia mudar o comportamento do barco para que se torne uma experiência verdadeiramente compartilhada e sustentável? Acreditamos que sim. O que você acha? 

Sustentabilidade: Uma prioridade

A sustentabilidade é um aspecto chave que acreditamos que conduzirá a experiência de navegação futura. Esperamos que isso mude significativamente o comportamento náutico – provocando diferentes maneiras de navegar, atraindo os velejadores para experiências de baixa velocidade e quase silenciosas – aproximando-os da natureza, conectando-os com amigos e familiares, em puro relaxamento e conforto.

Esperamos uma aceleração das tecnologias híbridas e elétricas, bem como de combustíveis renováveis ​​e células de combustível para possibilitar a mudança da náutica sustentável. Mas até onde podemos estender a sustentabilidade além de apenas considerar o próprio barco? E se o barco pudesse criar uma zona de proteção ativa da vida selvagem – avistando mamíferos marinhos como baleias ou golfinhos e enviando um sinal automático para outros barcos próximos para evitar a área ou reduzir a velocidade ao navegar nas proximidades? 

E que tal ir ainda mais longe a bordo? E se pudéssemos considerar a produção de energia renovável através do sol, vento e ondas para facilitar não apenas o carregamento no mar, mas também contribuir para a vida abaixo da superfície? Podemos imaginar ilhas flutuantes autossustentáveis ​​no mar que oferecem uma experiência Volvo Penta completa – projetadas para acelerar a sustentabilidade, mas também oferecem aos velejadores a liberdade de relaxar e aproveitar. E se essas ilhas pudessem se mover – com base no monitoramento automático do tráfego de barcos, proativamente prontas para atender à necessidade de recarregar? 

Estamos usando toda a nossa imaginação – e avançando para o próximo nível, indo ‘além do barco’ – para reunir pensamentos sobre a necessidade de cobrar, garantir serviços e suporte ou atualizar sua experiência – ao mesmo tempo em que despertamos o desejo de explorar, com total tranquilidade. 

Como a navegação vai evoluir é uma jornada em que estamos juntos. O futuro trará muitas mudanças emocionantes em termos da experiência desejada e da tecnologia necessária para habilitá-la.

Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.