Plataforma Profissional Volvo Penta IPS prova sua força em testes de excelência

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A Volvo Penta está submetendo sua nova plataforma profissional Volvo Penta IPS a milhares de horas de testes virtuais e na água para garantir seu lançamento em 2025. O objetivo é garantir que a plataforma supere as expectativas com uma experiência inigualável e de alto desempenho.

Nas águas suecas do Centro de Testes Krossholmen da Volvo Penta, a empresa está testando extensivamente a Plataforma Profissional Volvo Penta IPS e estabelecendo novos padrões para examinar e refinar a oferta. O objetivo é garantir que o sistema esteja pronto para o mercado e ofereça a melhor experiência no mar por meio de flexibilidade, confiabilidade e desempenho.

Um elemento crucial dessa abordagem rigorosa para testes na água é um navio chamado Penta 40. Esta balsa de 37 m e 199 passageiros navegou pelas águas desafiadoras dos mares noruegueses por quase duas décadas antes de ser aposentada. A Volvo Penta trouxe a balsa de volta à vida, realimentando-a com a plataforma profissional Volvo Penta IPS.

Plataforma Profissional Volvo Penta IPS

A Volvo Penta está testando o sistema a um nível que as plataformas marítimas raramente veem com milhares de horas registradas até agora. Isso inclui testes rigorosos da experiência totalmente integrada do sistema de acionamento de leme a hélice, como seu sistema inteligente de acionamento de energia dupla, fontes de energia inteligentes e tecnologias integradas.

Projetada com eficiência em sua essência, a plataforma profissional Volvo Penta IPS estabelece um novo padrão na indústria. Seu recurso inteligente Eco Mode está sendo testado extensivamente – um recurso que liga/pára automaticamente motores individuais com base na potência necessária, otimizando o desempenho do motor e o consumo de combustível.

A Volvo Penta testou o sistema a bordo do navio Penta 40 por mais de 10.000 horas. Isso inclui testes na água, testes de equipamentos de resistência, testes de fadiga de componentes e simulações auxiliadas por computador que examinam todos os aspectos da eficiência, flexibilidade e recursos inteligentes do sistema.

Em linha com a inovação da plataforma, a Volvo Penta expandiu sua abordagem de testes para incluir uma dimensão digital. “Estamos conduzindo extensos testes virtuais da plataforma profissional Volvo Penta IPS, utilizando um gêmeo digital exclusivo do sistema”, disse Petter Andolf, gerente de projeto chefe da Volvo Penta. “Este teste virtual nos permitiu alcançar 9.000 horas de testes assistidos por computador até agora, apoiando nossos esforços para melhorar a qualidade e os recursos do produto e fornecer maior flexibilidade para os engenheiros durante a fase de teste e desenvolvimento. Em última análise, isso encurtará nosso tempo de comercialização.”

A Volvo Penta também convidou o ex-capitão da embarcação, Roar Johansen, para testar a balsa renovada e experimentar a plataforma profissional Volvo Penta IPS em primeira mão.

“Com a plataforma profissional Volvo Penta IPS, a embarcação está oferecendo melhor aceleração, melhor capacidade de manobra e emissões reduzidas”, disse Johan Inden, presidente da unidade de negócios marítimos da Volvo Penta. “E a visão do capitão Johansen reforça que os recursos inteligentes da plataforma profissional Volvo Penta IPS refletem uma nova era na facilidade de pilotagem, conforto do passageiro e uma experiência aprimorada.”

O capitão Johansen pilotou a balsa de passageiros por anos (quando era chamada de Helgeland). Pilotar o renovado Penta 40, segundo ele, foi uma revelação.

“Reconheço absolutamente o barco, são os instrumentos que mudaram”, explicou. “A manobrabilidade é incomparável ao sistema antigo e a aceleração é incrível – e com tão pouco ruído e ainda mais conforto!”

“O sistema agora é muito mais fácil de usar. O sistema está cuidando de nós, ele cuida de nós enquanto navegamos na água”, disse ele, “Foi um dia absolutamente incrível”.

Insights orientados por dados 

Os dados históricos foram retirados do antigo sistema de propulsão da balsa – um sistema de passo controlável de 2018 – que era conhecido por ter um bom desempenho. Três anos de dados de carga também foram retirados de um navio semelhante operando ao largo da costa italiana de Amalfi. A Volvo Penta comparou os dados com o Penta 40 em condições de carga comparáveis.

Os resultados mostraram que a plataforma profissional Volvo Penta IPS diminuiu o raio de giro em 20% em comparação com o sistema anterior. Para uma balsa de passageiros de 37m de comprimento, isso oferece vantagens imediatas, trazendo mais facilidade e velocidade para atracação e manobras em águas estreitas. Os testes também mostram um aumento notável na aceleração da embarcação, atingindo 30 nós em 28 segundos, em comparação com mais de 50 segundos antes da repotência.

Em termos de instalação, o sistema Volvo Penta IPS pesa 2.000 kg a menos e ocupa 4.000 mm a menos de espaço no casco do que o sistema anterior. Essas economias de peso são alcançadas mesmo com a adição de um sistema de pós-tratamento de exaustão para cumprir os regulamentos da IMO III.

Os resultados do Penta 40 mostraram que a plataforma profissional Volvo Penta IPS oferece excelente aceleração e manobrabilidade, bem como um menor custo total de propriedade.

“Os extensos testes na água do Penta 40 continuarão ao longo de 2024. A experiência até agora prova que a inteligência do sistema é incomparável e recursos inteligentes como o Modo Eco permitem novos níveis de eficiência”, disse Inden, “Estamos ansiosos para integrar os aprendizados em nosso desenvolvimento final à medida que nos aproximamos da entrega do sistema em 2025.”

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