Os insights da Volvo Penta e Groupe Beneteau sobre o futuro da experiência híbrida-elétrica

, , Leave a comment

A Volvo Penta e o Groupe Beneteau uniram forças para sediar um evento de testes colaborativos e práticos para uma experiência híbrida-elétrica inovadora em junho. Desenvolvido com um analista de pesquisa de mercado terceirizado, um questionário formal foi usado para capturar dados úteis que as duas empresas usarão como orientação para a futura experiência de navegação. O objetivo era buscar feedback e informações de uma variedade de especialistas da indústria náutica de consumo sobre como a experiência híbrida-elétrica poderia moldar o futuro da navegação.

O evento aconteceu no Centro de Testes Volvo Penta Krossholmen em Gotemburgo, Suécia, e incluiu veículos de comunicação, revendedores e clientes. Os visitantes foram convidados a participar de uma experiência de barco conceitual que apresentou os pontos fortes do Volvo Penta e do Groupe Beneteau – o sistema híbrido-elétrico da Volvo Penta integrado em um barco de lazer que mostra os últimos avanços em sustentabilidade, operação intuitiva e cruzeiro quase silencioso.

“Este foi um evento sem precedentes para a Volvo Penta e o Groupe Beneteau. Nunca fomos capazes de reunir tantas informações valiosas sobre o futuro da navegação de um grupo tão completo de especialistas do setor durante os testes práticos”, disse Johan Inden, presidente do negócio marítimo da Volvo Penta. “Nossa colaboração com o Groupe Beneteau nos permitiu explorar uma riqueza de conhecimento em toda a sua ampla rede de revendedores e clientes. Coletivamente, obtivemos uma visão inestimável sobre a percepção do mercado sobre esse tipo de solução. Essas descobertas essenciais, que são esmagadoramente positivas, nos ajudarão a moldar a experiência de navegação da próxima geração.”

Junto com a oportunidade de se envolver com demonstrações especializadas e testes práticos de condução, os convidados também foram entrevistados exclusivamente individualmente para capturar suas reflexões sobre o valor da experiência híbrida-elétrica e como ela pode transformar o comportamento dos barcos.

Impressionantes 72% dos participantes indicaram uma alta probabilidade de escolher um sistema híbrido-elétrico para sua próxima compra de barco após testar a embarcação. Essa visão notável ajuda a provar a tendência em direção à prontidão do mercado para soluções de navegação híbrida-elétrica e pode muito bem prevê-las como o próximo passo evolutivo na navegação sustentável.

“Colaborar com a mídia, revendedores e clientes sempre foi de suma importância para nós, e convidar toda a cadeia de valor para testar essa experiência híbrida-elétrica nos forneceu novos insights, apoiados por dados”, disse Erik Stromberg, vice-presidente de produtos de iates a motor e potência. “Esta nova embarcação híbrida-elétrica permite que os navegantes interajam com a natureza de uma forma muito mais silenciosa e intuitiva. À medida que olhamos de 10 a 15 anos para o futuro, estamos olhando para uma mudança significativa em termos de sistemas de propulsão e usaremos os dados e insights coletados por meio dessa colaboração como inspiração para nosso caminho à frente.”

Volvo Penta Beneteau

Um conceito inovador

O barco híbrido-elétrico apresentado pela Volvo Penta e pelo Groupe Beneteau não apresenta compromisso, incorporando o melhor dos dois mundos – o alcance e a velocidade máxima de um navio com motor de combustão convencional e as emissões de carbono minimizadas de uma linha motriz elétrica. Ele tem uma velocidade máxima de 35 nós e a capacidade de cruzar até 10 nós apenas com energia elétrica. O híbrido paralelo plug-in apresenta dois motores Volvo Penta D4-320 ao lado de dois motores elétricos de 60 kW. Os motores elétricos e os motores de combustão trabalham juntos para proporcionar capacidade de resposta e um impulso de aceleração suave.

Os principais recursos incluem bancos de baterias a bordo que podem armazenar 67 kWh e uma Interface Homem Máquina (IHM) exclusiva que alterna perfeitamente entre os modos Elétrico, Híbrido e Energia. Esse armazenamento robusto de baterias pode expandir os horizontes de exploração, oferecendo a oportunidade de viver fora da rede, sem acionar um gerador ou motor a combustão, e explorar áreas restritas, como águas protegidas ou habitats próximos à vida selvagem. Uma experiência totalmente integrada inclui o Volvo Penta Joystick Docking e o Sistema de Posicionamento Dinâmico no modo elétrico, para um nível ajustado de precisão e controle.

Insights para o futuro

Mais de 50 convidados participaram do evento. 77% se classificaram como barqueiros “especialistas” e “avançados”. A pesquisa revelou que seus principais interesses em barcos híbrido-elétricos poderiam ser categorizados sob os temas de ambiente e experiência.

Ambiental: 47% estavam interessados em reduções de emissões de carbono e 19% estavam interessados em benefícios ambientais gerais.
Experiencial: 41% tinham interesse em novas tecnologias; 33% estavam interessados em uma operação mais silenciosa; e 12% estavam interessados em recursos adicionais, vibração reduzida e ruído.

Esses interesses se mantiveram fortes durante todo o evento e, na maioria das vezes, foram recompensados. O barco híbrido-elétrico recebeu uma avaliação esmagadoramente positiva. Após um test drive, os hóspedes foram solicitados a avaliar aspectos de sua experiência.

O Joystick Docking da Volvo Penta no modo elétrico foi um dos principais recursos, ganhando uma classificação de “excelente” ou “muito bom” de impressionantes 98% dos testadores.

Também recebendo classificações de “excelente” e “muito bom”:

Usando baterias grandes para permanecer a bordo do barco sem ter que acionar um gerador: 95%
Cruzeiro elétrico quase silencioso: 88%
Zero emissões em velocidades lentas e navegação responsável em áreas sensíveis: 85%
Aceleração usando impulso elétrico: 82%
Capacidade de carga usando os motores de combustão principais: 79%

Quando questionados sobre como uma solução de navegação híbrida-elétrica da Volvo Penta poderia mudar os futuros hábitos de navegação dos participantes, os resultados revelaram que eles ficaram particularmente impressionados com sua capacidade de mudar a relação dos navegantes com a água e seus arredores:

Mais cruzeiros de baixa velocidade: 41%
Fique mais noites fora da rede: 34%

A Volvo Penta e o Groupe Beneteau continuarão a explorar e capturar insights e os usarão como experiência de navegação das transformações futuras. Isso incluirá, entre outros:

– Segurança na água
– Infraestrutura de carregamento
– Mudança de modelos de precificação
– Interface IHM, experiências guiadas, educação de navegação, gamificação
– Conforto e experiência

“Estamos gratos por ter tido tantos especialistas da indústria náutica se juntando a nós para este evento de pesquisa de marco e estamos ansiosos para compartilhar mais das informações que obtivemos. É claro ver que a combinação de inovação e sustentabilidade é o que tem impulsionado esses resultados positivos, e isso nos dá maior confiança à medida que continuamos a nos transformar”, disse Inden.

“Como dois players líderes na indústria naval, os objetivos compartilhados da Volvo Penta e do Groupe Beneteau giram em torno de melhorar a experiência náutica e elevar os esforços ambientais, para se alinhar às necessidades do mercado. Esta colaboração apresentou uma oportunidade excepcional de crescimento e troca de conhecimento à medida que impulsionamos coletivamente a transformação em todo o setor.”

Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.