Volvo Penta lança sistema inédito de atracação – O Assisted Docking

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A Volvo Penta anunciou recentemente a disponibilidade comercial do primeiro sistema de atracação autônomo totalmente integrado da indústria, denominado Volvo Penta Assisted Docking (AD).

O lançamento dá ao condutor melhor controle ao atracar um barco, automatizando suas intenções, compensando algumas variáveis dinâmicas, como vento e corrente, e ajudando também a embarcação a permanecer no curso pretendido.

A nova tecnologia foi exibida no estande virtual da Volvo Penta na Consumer Electronics Show (CES), nesse mês de janeiro de 2021.

Sistema Volvo Penta Assisted Docking (AD)

A atracação pode ser um dos aspectos mais estressantes e desafiadores da navegação, até mesmo para capitães experientes. As consequências de errar quando você está atracando um barco podem ser bastante caras. Por exemplo: Adicione marinas lotadas, ventos intensos e correntes fortes – O resultado pode ser problemático, além de perigoso.

Ao contrário de um carro, um barco nunca fica parado sem que sejam necessárias algumas manobras. E mover-se em linha reta, em um espaço estreito, combinado muitas vezes ao clima ruim, é mais difícil do que dirigir um automóvel. A boa notícia é que a Volvo Penta agora levou sua tecnologia de acoplamento de joystick e soluções Easy Boating para outro patamar.

O sistema de atracação autônomo integra um software ao Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e o Sistema de Desempenho Inboard (IPS). Como resultado, temos um pacote completo que combina homem e máquina, passando pelo leme, eletrônica via motor, propulsão de sistemas e sensores. Oferecendo assim um grande poder de processamento de navegação e uma experiência muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.

Tecnologia Volvo Penta proporcionando a melhor experiência em navegação

O capitão manobra a embarcação por meio de um joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade. Se joystick for movida para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade estipulada.

O sistema de atracação do barco também leva em consideração certas forças externas, como vento e corrente, e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do condutor. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.

Da mesma forma, o Volvo Penta Assisted Docking mantém esse curso ao ajustar constantemente essas informações.

Sistema Volvo Penta Assisted Docking (AD)

Em suma, as principais características do sistema são: Movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.

Com isso o condutor tem uma experiência de navegação mais fácil, com direção e controle mais precisos. O capitão ainda é necessário no leme, mas o Volvo Penta Assisted Docking (AD) está constantemente compensando as variáveis dinâmicas. Tudo foi projetado para funcionar em conjunto. É a interação homem-máquina no seu melhor.

Acima de tudo, a filosofia ‘Easy Boating’ da Volvo Penta prega tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas. O sistema de atracação autônomo estará disponível ainda este ano, para instalação em novos modelos de barco e também como uma opção atualizável para iates e barcos que já possuem um motor Volvo Penta IPS.

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