Produtos “premium” não significam “mais caros”

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Quando se trata de motores industriais a diesel, muitas vezes investir mais no início pode reduzir os custos operacionais mais tarde. Aqui estão algumas áreas onde, do ponto de vista do custo total de propriedade (TCO), investir em produtos e equipamentos premium pode ser comprovadamente a opção mais barata a longo prazo.

“Algumas pessoas tendem a se concentrar apenas no preço de algo e não olham para o quadro geral”, diz Arturo Garcia Aliaga, Engenheiro de vendas da Volvo Penta Internacional. “Mas dado o quanto é investido em motores industriais e máquinas off-road, não faz sentido fazer coisas que economizarão centavos hoje se isso pode custar milhares amanhã.”

Produtos premium Volvo Penta
Todos nós já ouvimos a frase: “O barato sai caro”. Quando se trata de equipamentos de trabalho, seus componentes ou aditivos, vale a pena levar a sério. Um bom investimento hoje, poupará dinheiro e transtornos amanhã.

Óleo do motor – Tempo, não litros: Um óleo de motor de alta qualidade, custará mais, mas também durará mais e estenderá os intervalos necessários entre as trocas de filtros. Em alguns casos, dependendo das condições de funcionamento, o óleo de alta qualidade pode durar até 1000 horas antes de precisar ser trocado. Um óleo de qualidade inferior, por outro lado, pode precisar ser trocado a cada 200 horas sob as mesmas condições.

“Tente olhar para o custo por hora em vez do custo por litro”, Explica Arturo. “Então você também precisa considerar o custo dos filtros e as mudanças de filtro, e o tempo de inatividade que vem com isso. Isso mostrará a verdadeira diferença.

Peças de reposição não genuínas – Alto risco, baixa recompensa: As peças de reposição são outra área onde as economias de curto prazo podem facilmente se transformar em custos de longo prazo. Peças genuínas da fabricante do equipamento original foram validadas e testadas, para que você possa ter confiabilidade, durabilidade e desempenho. Eles também são totalmente cobertos por garantias, portanto, se uma peça falhar e causar danos ao motor, a fabricante reembolsará o custo da peça, mas também os reparos para o motor. Uma peça não genuína – embora mais barata – vem sem tais garantias.

“Você está correndo um risco enorme ao usar peças não genuínas, e muitas vezes por uma baixa margem de economia”, diz Arturo. “Quando você leva em conta as horas de operação que cada opção lhe dá, a parte genuína muitas vezes pode ser mais econômica. E quando você adiciona o custo dos reparos e a perda de renda com o tempo de inatividade, realmente não há comparação.”

Características especiais – Valor agregado ou luxo caro? – Para a fabricante poder garantir que as peças não precisem ser alteradas tão cedo, pode obviamente ser um importante poupador de custos. Cabe a cada um verificar se os diferenciais oferecidos são importantes para seu negócio.

Um exemplo disso é uma cinta de arame de malha mais forte para a gama de motores Estágio V da Volvo Penta. Para ambientes que não são propensos à poeira, como portos ou geradores de backup hospitalar, essa opção pode ser um custo extra desnecessário. Por outro lado, em aplicações como na mineração, construção ou mesmo agricultura, o arreio extraforte protege a fiação contra poeira e vibrações, e por extensão, aumenta o tempo de atividade.

“Sempre nos esforçamos para entender as condições de trabalho de cada motor e adaptar nossas soluções a eles. A troca de informações entre os fabricantes dos equipamentos originais e seus clientes finais, muitas vezes, dão a melhor visão de como os produtos são usados, e obter sua contribuição é de vital importância.” Diz Arturo Garcia Aliaga.

Arturo Garcia Aliaga é Gerente de Vendas e Engenheiro de Aplicação do Negócio de Importação da Volvo Penta. Possui mestrado em Gestão de Manutenção e trabalha com a Volvo Penta desde 2007.

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