Motor Volvo Penta D5 é a melhor solução para máquinas agrícolas modernas

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Tendo se provado nos pulverizadores autopropelidos da ARTEC, o motor Volvo Penta D5 foi o favorito óbvio para ajudar o Grupo KUHN a desenvolver uma nova era de soluções ultraeficientes e autônomas para agricultores – enquanto expandia ainda mais sua parceria.

Com sua capacidade de executar todas as tarefas típicas de um trator agrícola sem exigir que um operador esteja a bordo, a ferramenta de campo multifuncional autônoma KARL da KUHN é um dos destaques da Agritechnica 2023. Por trás do mais recente software e eletrônica de última geração da máquina protótipo, há uma peça de engenharia mais familiar – o poderoso e confiável motor diesel de quatro cilindros em linha Volvo Penta D5.

Desde 2016, a Volvo Penta é a principal parceira de motores da fabricante francesa de pulverizadores autopropelidos. As unidades D8 e D5 de baixo consumo de combustível se provaram nos projetos F40 EVO e RS20 da ARTEC, respectivamente. Foi, portanto, a escolha óbvia quando os engenheiros do OEM, e sua controladora do Grupo KUHN, decidiram escalar o protótipo original da KARL, com a comprovada tecnologia Volvo Penta com sua plataforma flexível.

espalhador F40EVO da ARTEC by Volvo Penta D8
O espalhador F40EVO da ARTEC é alimentado pelo motor D8 da Volvo Penta.

“Como um parceiro de motores, em vez de apenas um fornecedor de motores, fornecemos informações para este projeto em um estágio inicial, cerca de dois anos atrás”, explica Benjamin Deysieux, engenheiro de negócios da Volvo Penta. “O fato de o D5 já ter sido usado com grande sucesso nos pulverizadores autopropelidos da ARTEC ajudou a impulsionar a decisão, mas outro grande motivo foi que seus 5,13 litros de quatro grandes cilindros disponibilizam inúmeros nós de potência, até 238 cv. Hoje ele oferece 172 cv, com muita potência e torque em baixas rotações. Mas, como este protótipo pode eventualmente ganhar algum peso, temos muita latitude para fornecer ainda mais energia a partir da mesma instalação e pegada.”

O vasto conhecimento e experiência da Volvo Penta na indústria com as máquinas de produção da ARTEC provou ser inestimável no desenvolvimento do layout da KARL. Localizado na parte frontal do robô, onde recebe o máximo fluxo de ar, o sistema de resfriamento foi otimizado para garantir o desempenho mais confiável em aplicações empoeiradas, como ao trabalhar em solo seco.

Sem a necessidade de atender a um operador, o D5 literalmente fica no coração do KARL de 2,5 m (w) por 4 m (L) por 2,3 m (ht), 5,8 toneladas. Situado em uma posição baixa e central, em vez de adiantado como acontece com os projetos de tratores comuns, ele fornece benefícios importantes em termos de centro de gravidade e distribuição de peso. A compactação do solo é ainda mais reduzida pela ausência de um operador e pelo uso de esteiras elétricas no estilo skid-steer.

Profecia autopropulsora 

As linhas de transmissão elétricas não são o arranjo usual em veículos agrícolas, mas permitem um controle de ferramentas autônomo muito mais fácil.

“Nosso D5 é acoplado a um gerador de velocidade variável que alimenta uma linha de transmissão de tração elétrica”, explica Benjamin. “Uma vez que garantimos que o motor pudesse lidar com o estresse de acionar o rotor, esta instalação diesel-elétrica combina a confiabilidade de um motor Volvo Penta com uma distribuição de energia simples, flexível e de altíssima eficiência. Sem dúvida, esse sistema se tornará cada vez mais comum em máquinas de médio porte no futuro – apenas mais uma razão pela qual este projeto representa a agricultura de amanhã.”

Volvo Penta é a escolha certa 

“Usamos os motores D5 e D8 da Volvo Penta para nossos pulverizadores autopropelidos com bom retorno de experiência agora. Diz Thierry Leroueil, diretor da ARTEC. Nossos clientes são extremamente exigentes, mas logo ficou claro que a plataforma do motor atende plenamente às suas expectativas. Estou satisfeito em ver que estabelecemos uma parceria eficaz que pode beneficiar diferentes partes do Grupo KUHN, como ilustrado com a solução KARL”

“As máquinas agrícolas estão mudando, à medida que as soluções robotizadas se tornam o futuro da agricultura, e aceitamos os desafios”, conclui Anders Konradsson, vice-presidente global de vendas industriais da Volvo Penta. “A KUHN está justamente envolvida nessas discussões com seus clientes e estamos orgulhosos de apoiar sua transformação por meio do protótipo KARL apresentado na Agritechnica.”

Além do robô KARL e dos pulverizadores ARTEC, o misturador de alimentação autopropelido SPW Intense da KUHN Audureau, fabricado na França, também foi recentemente atualizado para funcionar com os motores D8 Stage V da Volvo Penta.

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