Para as empresas da indústria agrícola, grandes e pequenas, a importância da eficiência e confiabilidade da produção não pode ser exagerada. A estação de colheita, em particular, é breve e intensa, o que significa que o tempo de inatividade e a incerteza devem ser mantidos ao mínimo. Então, como a indústria agrícola pode garantir o tempo de atividade durante esses períodos cruciais? Como a conectividade da Volvo Penta está ajudando os agricultores a superar os desafios da agricultura industrial? Aqui está um exemplo de como estamos trabalhando com serviços conectados na agricultura industrial, e como eles ajudam a fornecer previsibilidade e paz de espírito para os agricultores.
Prestação de serviços conectados para colheitadeiras de batata
A AVR é uma fabricante belga de máquinas para a indústria agrícola, em particular os produtores de batata. O Puma 4.0 é o “gigante gentil” da empresa, uma colheitadeira autopropulsionada capaz de processar até 100 toneladas de batatas por hora.
Desde 2018, seguindo uma prova de conceito desenvolvida pela Volvo Penta, o Puma 4.0 funciona com motores Volvo Penta conectados. Esses motores produzem quantidades substanciais de dados; dados que fornecem grandes insights sobre como os motores funcionam. Graças à conectividade, esses dados também podem ser usados para detectar e gerenciar rapidamente possíveis problemas do motor.”
A AVR fabrica equipamentos agrícolas e máquinas desde o século XIX. Está claro para nós que a conectividade é um passo fundamental em nossa evolução tecnológica”, diz Willem Vandamme, gerente de produto para agricultura digital inteligente da AVR.
A conectividade ajuda a garantir tempo de atividade, prevenção de danos e uma operação suave na indústria agrícola
Embora a AVR tenha acesso aos dados de desempenho do motor antes, a adoção da conectividade tornou a coleta e análise de seus dados muito mais fáceis e simples. Anteriormente, as análises de solução de problemas exigiam que os dados fossem baixados e avaliados após o ocorrido um mau funcionamento, para encontrar o motivo e fazer os reparos necessários.
A conectividade permite que os dados de desempenho do motor sejam monitorados e analisados em tempo real. Os defeitos do motor podem ser tratados com rapidez e especificidade, pois o motor indica exatamente onde está o problema, e o faz tão cedo. Isso facilita um trabalho eficiente de manutenção, o que significa que o motor pode voltar a funcionar rapidamente novamente. O tempo de atividade pode ser aumentado, o tempo de inatividade deve ser mantido ao mínimo, e danos mais caros podem ser evitados em grande parte. Também ajuda a expandir a vida útil do motor.
Obtenção de manutenção preditiva na agricultura industrial
A coleta e análise dos dados de desempenho do motor permite que tanto os fabricantes quanto os clientes aprendam ainda mais sobre como seus motores funcionam. Esse conhecimento se traduz em – entre outras coisas – maior eficiência de manutenção, melhores serviços conectados e novas gerações de motores ainda mais capazes. Além disso, é um passo importante no caminho para a manutenção totalmente preditiva para aplicações na agricultura industrial.
A manutenção preditiva é particularmente importante para as empresas da indústria agrícola. O ambiente de trabalho é muitas vezes um desafio em si mesmo, com muito solo e poeira. Some-se a isso o curto período de colheita, onde as operações precisam funcionar da forma mais suave possível dentro de um período de tempo agitado e estreito. Por último, mas não menos importante, há o tempo. Uma vez que a colheita em mau tempo pode ser difícil ou até mesmo impossível, o tempo máximo de atividade é necessário durante boas condições meteorológicas.
Agilizar serviços conectados para melhor atender às necessidades dos clientes
No futuro, devemos esperar que os dados de componentes conectados (não apenas motores) sejam mais integrados entre si. A simplificação dos serviços conectados dará origem a novos e maiores insights que tornarão as operações dos agricultores mais eficientes. Um aspecto disso é tornar os dados mais acessíveis ao usuário final, tornando os agricultores mais conscientes dos benefícios da conectividade. Isso, de preferência, sem ter que instalar sistemas separados para cada serviço ou fabricante individual.
Quando a Volvo Penta criou a prova de conceito para AVR, nos certificamos de que o hardware e os sistemas existentes da AVR pudessem ser usados, incluindo os dispositivos telemáticos e a API. Não ter que usar mais uma antena, portal, dispositivo, etc, facilita que o cliente adote e se beneficie de serviços conectados. É preciso utilizar menos recursos físicos, o que diminui o impacto ambiental e a quantidade de equipamentos no veículo.
Quais são os principais benefícios da conectividade para a agricultura industrial?
Willem Vandamme identifica três áreas principais onde a conectividade é particularmente benéfica para as operações de negócios da AVR:
● Serviço ao cliente e relações
Os custos de produção na indústria agrícola estão em alta há muitos anos, fazendo com que muitos clientes relutem em fazer novos investimentos. A conectividade ajuda os agricultores a obter mais culturas fora do solo, aumentar seus lucros, reduzir o custo total de propriedade (TCO) e evitar o tempo de inatividade caro. Como resultado, fabricantes, revendedores e clientes finais podem formar relações mais fortes e trabalhar mais de perto do que antes.
● Solução de problemas
Problemas podem ser identificados e resolvidos rapidamente. Claramente importante em qualquer operação industrial, mas não menos importante na agricultura industrial. Tempo de atividade e confiabilidade são cruciais durante a temporada de colheita, onde cada atraso ou mau funcionamento pode resultar em custos maciços e/ou perda de receita.
● Desenvolvimento de produtos
Novas máquinas são mais fáceis de projetar quando você tem dados reais de desempenho do motor para olhar. Por exemplo: Como é o consumo de energia? Quanto torque é necessário para determinadas operações?
Vandamme acrescenta que esse tipo de conectividade também ajuda a introduzir os agricultores a outros usos da coleta de dados. “Quanto fertilizante é necessário? Como o processo de irrigação pode usar a água de forma mais eficiente? Quais campos viram os maiores rendimentos? Ao aprender em conjunto com nossos clientes, somos capazes de criar serviços e produtos ainda melhores para eles, e ajudá-los a superar desafios difíceis. O processo produtivo é facilitado, dando aos agricultores maior tranquilidade no momento em que mais precisam.”
Para compras, revisões ou manutenções, entre em contato com a Marimar. Somos autorizados Volvo Penta e temos tradição em ótimo atendimento e qualidade de serviço, tanto para vendas como para revisões e manutenções.
Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.