Volvo Penta destaca tecnologia atual e futura na Bauma 2022

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Enquanto sua linha de tração elétrica tomará o centro do palco, a Volvo Penta usará sua presença na Bauma para focar no papel de seus motores diesel líderes de mercado nas indústrias de construção e mineração, bem como a transformação da empresa para novas tecnologias sustentáveis. A Bauma é a 3ª Feira Mundial de Máquinas para Construção, que será realizada de 24/10 a 30/10 em Munique, Alemanha.

O compromisso da Volvo Penta em apoiar as necessidades futuras – bem como as demandas atuais – dos clientes de mineração e construção estará em foco quando a empresa retornar à Bauma em outubro.

Mostrando seus planos de fornecer futuras soluções de energia sustentável para atender às pretensões de zero energia líquida no setor, a exibição da empresa no Hall A4, estande 526, fornecerá uma visão geral de como seu portfólio atual de motores diesel D5 para D16 ultra eficientes – e modelos Stage V em particular – resultou em avanços tecnológicos e ganhos de participação de mercado que apoiam sua jornada de transformação.

Stage V Range

Parcerias e soluções construídas com propósito

A mais recente grande inovação que apoia a iniciativa Science Based Targets (SBTi) da Volvo Penta para alcançar zero emissões líquidas até 2040 terá orgulho de seu estande. A linha de tração elétrica, que entrou recentemente em produção nos caminhões de bombeiros RT e RTX da Rosenbauer, foi originalmente revelada em 2019 como prova de conceito em um trator terminal modificado, destacando a versatilidade e configurabilidade das soluções elétricas da Volvo Penta.”

Tomamos uma abordagem de fornecedor de sistema, o que significa que podemos criar uma solução de tração elétrica flexível e sob medida para um veículo e aplicativo específicos”, explica Morgan Blomgren, diretor de Estratégia & Desenvolvimento de Negócios. “Somos muito experientes em diversos segmentos, por isso, usando esse conhecimento e combinando-o com a experiência comprovada de eletromobilidade do Grupo Volvo, podemos construir a melhor plataforma modular para aplicações de nossos clientes. Com isso como base, podemos otimizar o design e adaptar o sistema completo de tração elétrica para um veículo específico, considerando a aplicação exata, uso, clima e ambiente em que ele vai operar.”

Trabalhando ao lado do pioneiro fabricante de tratores terminais TICO, por exemplo, a riqueza de experiência da Volvo Penta acumulada em projetos anteriores permitiu acelerar o desenvolvimento e instalação da solução de tração modular completa e sua integração em um protótipo de trator terminal totalmente elétrico. Com a TICO trabalhando simultaneamente para melhorar a funcionalidade do veículo, a primeira de várias unidades estava pronta para ser submetida a testes com os principais parceiros de frota da TICO em apenas nove meses.

“Para ter sucesso em nossa jornada de transformação, uma forte colaboração com clientes e parceiros é crucial”, diz Morgan. “Não podemos entregar as mudanças que precisam acontecer sozinhas – é por isso que estamos trabalhando tão estreitamente com nossos clientes, parceiros da cadeia de suprimentos, governos, sociedades e outras partes interessadas.”

Motores eficientes em combustível

Além de aproveitar uma série de tecnologias comprovadas e expertise de todo o Grupo Volvo, a inovadora solução de tração não teria sido possível sem a fundação firme fornecida pelas soluções de energia mais maduras da Volvo Penta.

Uma escolha popular em uma ampla gama de máquinas, desde britadeiras e peneiras até caminhões de mineração subterrâneos, seus motores diesel e geradores compatíveis com Estágio V foram totalmente otimizados para atender às necessidades dos clientes em termos de produtividade, tempo de atividade e TCO. A regeneração passiva do sistema de pós-tratamento foi maximizada, por exemplo, eliminando paradas não planejadas durante a operação, enquanto o consumo de combustível foi reduzido em até 5% em relação aos modelos estágio IV.

Como um dos motores mais populares da Volvo Penta para aplicações de mineração e construção, o novo D16 recebeu o prêmio de Motor do Ano 2021. Isso foi em grande parte em reconhecimento ao seu aumento de potência (796 cv / 585 kW) que foi alcançado ao mesmo tempo que uma redução de até 10% no consumo de combustível. Ao incorporar refrigeração líquida por ar, seu turbo de dois estágios oferece alto desempenho em toda a gama operacional, permitindo que o torque máximo seja produzido em velocidades baixas e altas do motor.

“No curto prazo, o foco ainda está muito nos motores de combustão interna e continuaremos nosso trabalho de desenvolvimento nesta área para nos mantermos competitivos”, conclui Morgan. “Nossos motores já são capazes de funcionar em HVO e biodiesel, e para apoiar ainda mais nossa jornada de transformação para soluções de emissão zero, também estamos olhando para álcoois, biogás e hidrogênio, bem como o uso de hibridização – todos os quais provavelmente são soluções de transição para aqueles mercados que ainda não podem suportar soluções totalmente elétricas.”

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