Cuidados antes de viajar com o seu barco

, , Leave a comment

Viajar usando seu barco, sem dúvida, é sempre prazeroso. Mas existem certos cuidados a serem tomados antes de zarpar que são fundamentais para garantir uma viagem tranquila e segura.

Cuidados antes de viajar com o seu barco

Confira abaixo o check-list que preparamos com dicas bem importantes:

Primeiramente, faça a revisão preventiva. Só assim você terá certeza que o motor, sistema de propulsão, bateria, luzes de navegação e demais equipamentos do seu barco estão em ordem e não vão te dar problemas durante o passeio.

Se você precisa de revisão ou manutenção, entre em contato com a gente – Clique aqui para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou veja outras formas de contato aqui.

Confira se todos equipamentos de segurança como os coletes e boias estão à bordo, assim como extintores, não esquecendo de verificar se estão dentro da validade.

Escolha previamente seu destino. Priorize a diversão e o conforto, planeje bem a rota, e evite longas maratonas náuticas. Tenha sempre as cartas náuticas e seu GPS atualizado.

Tenha todos os documentos necessários, assim como seus documentos pessoais à bordo, de preferência, dentro de uma caixa à prova d’água. Título de inscrição, seguro obrigatório e habilitação náutica do condutor precisam estar o tempo todo no barco.

É extremamente importante, bem antes de zarpar, checar a previsão do tempo. Um temporal, além de perigoso, acaba de vez com o passeio.
Ainda sobre o clima, leve um protetor solar. O movimento do barco gera um forte vento que acaba mascarando o calor, use o protetor e não seja surpreendido por queimaduras.

Prefira partir ainda com a luz do dia, assim quando escurecer, se você ainda estiver navegando, já estará mais acostumado com as condições do mar.
Se precisar navegar durante a noite o ideal é reduzir a velocidade em 50%, devido a menor condição de visibilidade.

Durante o passeio é importante assegurar que somente pessoas habilitadas conduzam a navegação, assim você garante a segurança de todos a bordo. ⠀

Prevenir é sempre a melhor decisão!

Ser prevenido é muito valioso antes de sair para navegar e pode salvar você em uma situação de risco. Além da regrinha básica de abastecer com um terço a mais de combustível para ir, outro para voltar e a mesma quantidade a mais, como margem de segurança, vale citar outras dicas:

É aconselhável ter sempre uma bateria e alternador extra, assim como um GPS reserva. E não pense só nos equipamentos, lembre-se dos suprimentos para a tripulação – Leve sempre o dobro de comida e água potável.

Por fim, mas não menos importante, avise amigos, parentes e a marina sobre seu planejamento. Informe para onde está indo e a hora prevista de retorno. Seguindo todas essas recomendações você está pronto para ter uma boa viagem!